quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Parque Lago Azul

trilha de entrada do parque Lago Azul, via de acesso ao bosque

Por acaso você já ouviu falar em Parque Lago Azul? Se sim, bem vindo ao Seleto grupo. Eu mesmo descobri sua existência a pouco tempo, a curiosidade em saber o que rola por aquelas bandas até então desconhecidas me levou a aventura de ir até lá em um desses domingos para conferir.
Sua localização é no bairro do Umbará há 22,5 km do centro e 14,7 km se você está na região Sul da capital ou próximo a ela. A área foi comprada pela prefeitura municipal em 2007 para ser transformada em parque público, talvez a relativa novidade do equipamento de lazer, reflita o desconhecimento e desconfiança que se tem do local.
Chegando lá descobri que pelo menos uma coisa é sempre muito semelhante entre os parques de Curitiba, a área de estacionamento, sem muito espaço para estacionar. Ao começar a caminhar por entre o bosque, descobri que certamente se você busca que nem eu um pouco de tranquilidade experimente descobrir Curitiba e porque não o Lago Azul. A área é de 128.500m, composta pelo lago e seu mirante, próximo a eles uma lanchonete a beira do lago é ideal para fazer uma parada de alguns minutos. Possui quadra de futebol e oito boas churrasqueiras espalhadas pelo bosque, caso tenha pretensão de usá-las a quadra normalmente precisa ser reservada na administração do parque, já para as churrasqueiras o povo começa os preparativos para o churrasco cedo, antecipe-os, do contrário seu churrasco pode estar ameaçado por falta de churrasqueiras disponíveis. Uma das sacadas mais interessantes do local é a possibilidade de instalar redes em ganchos pré-fixados nas dependências do parque garantindo momentos agradáveis. O público do local ao que pude notar é constituído em sua maioria pela população que vive nas proximidades e a segurança é garantida pelo módulo da guarda municipal.
fauna e flora nativa - parque Lago Azul - Curitiba/ Pr
Conheço pouco dos 29 bosques e parques que consegui contar. Certa vez, escutei falar bem sobre um local alternativo chamado Parque dos Tropeiros, ainda não fui lá conferir, quem sabe entre um e outro post eu evite a fadiga de vocês e vá conferir se o lugar vale mesmo a pena ou é boato.