E aí, como que alguém pode encontrar a Sabedoria? O que é ser sábio?
![]() |
Sabedoria é apreciar a grandeza das coisas simples |
Ter Sabedoria não significa dar conselhos ou viver meditando: sabedoria é saber o que é melhor para si e para quem está próximo, abrindo mão do que pode ser ruim para fazer aquilo que é certo. Também não é preciso esperar a velhice para conquistá-la - mesmo quem é jovem pode ser muito sábio, depende de cada um de nós.
A Bíblia nos dá pistas sobre como achar a Sabedoria:
"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos." (Sl 111, 10)
E como alcançar a sabedoria?
Um velho sábio habitava um mosteiro e vivia em plena sintonia com a natureza e com Deus. Certo dia, um jovem foi até ele e perguntou o que é preciso para ter a Sabedoria.
O ancião, ao invés de responder, propôs um desafio:
- Encha uma colher de azeite e ande por todo o mosteiro, mas não deixe derramar uma gota sequer.
O jovem saiu com a colher na mão, andando devagar, olhando fixamente para ela e segurando-a com muita firmeza. Ao voltar, orgulhoso por ter conseguido cumprir a tarefa, mostrou a colher ao ancião, que perguntou:
- Você viu o belo jardim por onde você passou? Sentiu o perfume das flores? Escutou o canto dos pássaros?
O jovem disse não para todas as perguntas. O ancião disse:
- Assim você nunca encontrará sabedoria na vida; vivendo apenas para cumprir suas obrigações sem usufruir das maravilhas do mundo. Assim nunca será sábio.
Em seguida, pediu para o jovem repetir a tarefa, mas desta vez observando tudo pelo caminho. E lá foi o rapaz com a colher na mão, olhando e se encantando com tudo. Esqueceu da colher e passou a observar as árvores, cheirar as flores e ouvir os pássaros.
Ao voltar, o ancião perguntou se ele viu tudo e o jovem extasiado disse que sim. O velho sábio pediu para ver a colher e o jovem percebeu que tinha derramado todo o conteúdo pelo caminho.
Disse o ancião:
- Assim você nunca encontrará sabedoria na vida; vivendo para as alegrias do mundo sem cumprir suas obrigações. Assim nunca será sábio.
Para alcançar a sabedoria cumpra suas obrigações sem perder a alegria de viver!
Artigo sugerido pela amiga Paula Taraczuk. Obrigado, Paula!