segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

As virtudes de um amigo verdadeiro



Encontrar um amigo verdadeiro é como encontrar um tesouro. Mas como reconhecer se aquela pessoa é um amigo de verdade? Ou mais importante, o que eu preciso fazer para ser um amigo verdadeiro? São muitas, mas enumeramos cinco características fundamentais:

Fidelidade. O amigo verdadeiro será fiel nos momentos de alegria e principalmente nos momentos de tristeza. Quando estamos com problemas, descobrimos quem são os nossos amigos de fato, pois são os que sempre estão presentes em nossa vida.

Respeito.Verdadeiros amigos respeitam os sentimentos de seus amigos e não faz brincadeiras com situações ruins ou coisas sérias. Não tira brincadeiras sobre coisas sérias: "Como o louco que lança de si faíscas,  flechas e mortandades; Assim é o homem que engana o seu próximo e diz: Fiz por brincadeira" (Pv 26,18s).

Sinceridade. Corrigir e advertir são funções de um verdadeiro amigo, pois isto faz de nós pessoas melhores. Bajulações e elogios em excesso são características das falsas amizades! Sinceridade e honestidade fortalecem uma amizade.

Aconselhamento. O bom amigo respeita os erros do outro amigo e não faz disso motivo para brincadeiras ou acusações. Pelo contrário, usa suas experiências para aconselhar e orientar. Amigos de verdade aprendem juntos, um com o outro, onde um amigo ajuda a construir o caráter e a vida do outro.

Honestidade. Um amigo fiel jamais dirá mentiras ou inventará coisas a respeito de seus amigos. Suas palavras sempre são verdadeiras, e é capaz de conversar "olhando nos olhos", sempre dizendo a verdade.

Um amigo de verdade é, acima de tudo, um anjo de Deus! E você, o que é capaz de fazer pelos seus verdadeiros amigos?