segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Por que devo me confessar?



Por que confessar os pecados a um sacerdote? Não posso pedir perdão diretamente a Deus? O importante não é o arrependimento e o propósito de viver corretamente"? Estas e outras perguntas rondam a cabeça de muitos católicos que não entendem a importância da confissão para se ter uma vida de fé.

Para acharmos a resposta podemos fazer uma comparação: por que ir ao médico quando estamos doentes? O importante não é tomar o remédio certo e se prevenir de novas doenças? Sim! Mas como acertar o remédio sem ajuda do médico? Se o caso se trata de um simples resfriado nós até sabemos o que fazer, mas pode ser uma doença grave...

Assim é a confissão: para os pecados de todos os dias (sim, nós pecamos todos os dias), o bom cristão, antes de deitar se arrepende e pede a Deus: "Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido". E olhando para o futuro completa: "Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal". Quando participa da Missa, pede perdão pelas faltas da semana inteira, no Ato Penitencial; arrepende-se novamente na preparação à Comunhão e comunga do Corpo e Sangue de Jesus para que o Senhor o fortaleça e não o deixe pecar, naquele momento e em toda a semana que vai começar.

Mas o bom cristão, algumas vezes por ano, precisa ir até o médico espiritual, o sacerdote, para quem pode pedir aconselhamento para livrar-se de seus erros e aumentar suas virtudes.

Milhares de jovens de todo o mundo passaram pelos confessionários
da Jornada Mundial da Juventude de 2011, realizada em Madrid - Espanha

Muitos pensam que confessar-se é estar diante de um juiz que fará acusações sobre os pecados cometidos e passará a pena a ser cumprida pelo "criminoso". Não! O confessor é o nosso mediador diante de Deus, para nos obter o perdão, e nos orienta de que forma conseguiremos vencer as tentações.


O confessionário é o único tribunal onde eu confesso meus erros e saio "inocentado"
pelo Sangue do Cordeiro. A misericórdia de Deus é maior que qualquer fraqueza humana!


Decidir confessar-se e se apresentar diante do sacerdote já é um primeiro sinal de humildade e arrependimento. Nas primeiras vezes pode ser estranho, mas logo depois passamos a sentir como se um peso fosse tirado de nossos ombros! Parecia tão difícil; e foi tão fácil!

E você, há quanto tempo não se confessa? Jesus te espera na igreja mais próxima!


---------------------------------------------------------------------------------------------


Quer saber mais sobre este assunto?


Leia o livro Confessar-se como? Por quê?, de Monsenhor Jonas Abib.

Esse é um pequeno guia de confissão que irá auxiliá-lo a entender mais sobre esse valioso sacramente, conhecendo toda a importância guardada no ato de confissão.

Entre outros assuntos, o guia traz o porquê da confissão e como o ato deve ser feito. Um Livro essencial sobre o sacramento.

Clique aqui para saber mais sobre esta obra!